quinta-feira, 5 de julho de 2012

Subjetividade da Perda-Perda da Afetividade

Definir afetividade é processo complexo, em razão da subjetividade do estado fenomenológico e existencial da vivência cristalizada como um todo. Efeito do estado da ação do ser, ou seja, estado que envolve sentimento, processo do nível da inteligência emocional que põe as emoções no centro das aptidões para viver.
O tema afetividade relaciona com o sentimento autruísmo, entropatia, simpatia, ternura, carinho, paixão e motivação. Piaget o define como agente motivador da atividade cognitiva. Para Walon é o componente biológico do comportamento humano, ou seja, a expressão complexa e subjetiva do comportamento humano e vivência do ser humano como  um todo.
Como lidar com a perda afetiva? Como administrar este fenômeno, impacto e consequências que provocam percalços psicológicos e sociais?
De acordo com Maslow, o ser humano possui diversas necessidades que vão desde o aspecto biológico, social e motivacional. Separados por hierarquia de acordo com a necessidade vital do ser humano. Quero enfatizar o aspecto social e afetivo, como uma necessidade básica, na construção micro e macro da representação social do ser humano, começaremos a pensar no ciclo familiar como base da estrutur na formação do ser. Todo processo ocorre na sua gêneses até mesmo antes da concepção, ou seja, por exemplo, quando a criança é indesejada pela mãe ou demais parentes que envolvem todo ciclo familiar. Também como exemplo podemos citar a relação a dois (namoro, noivado, casamento), a amizade e até a perda física. Que é quando em uma destas relações ocorre o afastamento e este relacionamento se rompe. Dentro das hipoteses o sujeito poderá sentir-se como uma pessoa desprezada, rejeitada, humilhada, baixa estima e imagem de si. Situações que geram transtornos de quadro clínico neurótico e psicótico, como hipóteses da esquizofrenia negativa com embotamento afetivo, no qual o sujeito perde o sentido de viver, anda roboticamente e apresenta outros diversos casos patológicos em nível de catarse.
 A solução está na elaboração da perda (aceitação) e busca de novos caminhos, sabendo que o fim é definido como um novo começo.
 Abraços,
Carlos Araújo.




Atendimento psicológico em todo DF e entorno. Contato pelo email psicologocarlosaraujo@gmail.com

Um comentário: